A proposta de trabalho é a de utilizar as mais variadas ferramentas como forma de auxílio na dinamização das aulas de língua portuguesa e literatura. A utilização de ferramentas tecnológicas, como as do Google (Jamboard, Google apresentações, desenho etc.); Mentimeter, Wordwall, que possibilitam que se traga a gameficação para as aulas, aliadas a outras, que seriam “analógicas”, como as diversas dinâmicas de grupo que ensejam a compreensão de si e do outro e que solicitam a ativação de habilidades socioemocionais, como comunicação, visão sistêmica, criatividade, liderança etc., auxilia na diversificação das atividades e na ampliação das temáticas. É possível realizar, nesse sentido, uma complementaridade das atividades, pensadas para momentos virtuais e presenciais. Por meio dos recursos tecnológicos, é possível mensurar os conhecimentos de uma forma mais leve e divertida, além de os grupos poderem criar as próprias atividades – em uma perspectiva de oficina – o que exige que acionem seus conhecimentos; os recursos presenciais, por seu lado, ativam aspectos referentes às relações sociais e à convivência em grupo. O alinhamento dessas duas formas de atividades busca considerar os estudantes em sua integralidade e diferenças.
Notificações
1 Resposta
O uso de ferramentas tecnológicas faz com que as aulas se tornem mais interessantes e chamativas para os alunos, faz com que haja uma participação mais ativa por parte deles e ajuda no desenvolvimento da criatividade.